Rio Araguaia – Alessandra Teles (@alessandratelesartistaplastica) – Painel Aruanã, GO
Fundada em 1958, a cidade de Aruanã, GO, com seus aproximadamente 9 mil habitantes em 3 mil km2, recebeu, em junho/2023, a criação de um mural da artista visual Alessandra Teles. Localizado no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale, o município ganha assim uma nova visualidade pictórica e simbólica.
Em termos históricos, a cidade apresenta, em sua praça principal, fragmentos de uma caldeira adquirida por Couto de Magalhães, político e empreendedor que foi presidente (cargo que equivale ao de governador hoje) de Goiás e buscou implantar, no século XIX, um sistema de navegação fluvial que unisse, com barco a vapor, Aruanã a Belém, PA, pelos rios Araguaia e Tocantins.
O nome da cidade vem de um peixe de água doce, também chamado língua-de-osso, que têm um importante papel na mitologia dos indígenas da etnia Carajá, que habita a região. A denominação ocorre por ele ter a cabeça ossuda e o corpo largo, coberto por escamas enormes, formando um padrão que lembra um mosaico.
No mural, peixes, tartarugas e sol intenso ganham destaque em uma estratégia de ocupação do espaço com elementos importantes para a cultura local e viscerais na poética da artista, que tem na natureza um de seus temas mais significativos, entendendo-a como uma possibilidade de harmonização do mundo na qual os seres humanos deviam se espelhar.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador